Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 29 de outubro de 2011

NOSSA SENHORA DA AGONIA

NOSSA SENHORA DA AGONIA

(20 de AGOSTO)

Existe em Viana do Castelo, Portugal, um Santuário que é dedicado a Nossa Senhora da Agonia e está situado próximo do mar.
A Virgem Mãe, foi invocada com o nome de Agonia pelos pescadores daquela cidade, em virtude de estarem tantas vezes em perigo de naufrágio. O mar ali é bravio e quando movido de tufões, atira as embarcações contra uma falésia denominada “Penedo Ladrão”. As famílias dos pescadores, no cais, assistem angustiadas à luta de sobrevivência daqueles homens. De joelhos, elas chamam pela Senhora da Agonia, numa fé comovedora. Lembram-Lhes, os seus maridos, filhos e irmãos, que além do amor que lhes votam, são o vosso sustento.
Os pescadores da costa marítima nortenha, ali, vão implorar ou agradecer as vidas, que Esta Virgem Mãe lhes consegue. Desde 1700, data da construção do Santuário, em Portugal, as peregrinações foram se sucedendo e aumentando de ano para ano. Assim, deram início aos grandes festejos da Senhora da Agonia. Tão notável se tornou essa festa, que de muitas nações da Europa se desloca muita gente para Viana do Castelo. Não vem só para implorar à Senhora, mas como turismo, assistindo aos fogos maravilhosos dos pirotécnicos vianenses que, orgulhosamente, na sua terra os ostentam.
Estão, em primeiro plano, as cerimônias religiosas, que incluem uma Procissão marítima em louvor a Senhora da Agonia, organizada por pescadores. É encantadora, original e comovente.
Efetuam-se as grandes touradas, atraindo especialmente as pessoas de origem espanhola, que animam com vivacidade e alegria, toda a cidade. Embora sejam divertimentos que não traduzem devoção, no entanto, quem vai até lá, não deixa de visitar o Santuário, rezar e homenagear a Virgem, que assumindo diversos nomes, é sempre a mesma e ''Grande Mãe''.
As sete estrelas da coroa de Nossa Senhora da Agonia simbolizam as SETE DORES DE MARIA SANTÍSSIMA, que são:

- A profecia de Simeão.
- A perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito.
- A perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém.
- O encontro desta Mãe admirável com Seu Filho, carregando a Cruz, no caminho para o Calvário.
- A crucifixão de Nosso Senhor.
- Quando recebeu nos Seus braços o Corpo de Jesus Cristo, descido da Cruz.
- Quando depositou Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão.
Santa Brígida diz-nos, nas suas Revelações aprovadas pela Igreja, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar, em cada dia, sete Ave-marias em honra das Suas Dores e Lágrimas. Eis as promessas:

- Porei a paz em suas famílias.
- Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
- Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nas suas aflições.
- Conceder-lhes-ei tudo o que me peçam contanto que não se oponha à vontade adorável do Meu Divino Filho e à santificação das suas almas.
- Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
- Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto da Sua Mãe Santíssima.
Obtive do Meu Filho que, os que propaguem esta devoção (às Minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhes-ão apagados todos os seus pecados e o Meu Filho e Eu seremos a sua eterna consolação e alegria.

COROA DAS DORES DE NOSSA SENHORA

ORAÇÃO INICIAL

Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de Vossas Dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de Vossas Dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos méritos de Vossas Dores e Lágrimas, a graça (...).
1 Creio, 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Maria em honra da Santíssima Trindade.
1ª dor: Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada de dor transpassaria o Vosso Coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
2ª dor: Pela dor que sofrestes quando fugistes para o Egito, apertando ao peito virginal o Menino Jesus, para o salvar das fúrias do ímpio Herodes, Virgem Imaculada, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
3ª dor: Pela dor que sofrestes quando da perda do Menino Jesus por três dias, Santíssima Senhora, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
4ª dor: Pela dor que sofrestes quando viste O querido Jesus com a Cruz ao ombro, a caminho do Calvário, Virgem Mãe das Dores, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
5ª dor: Pela dor que sofrestes quando assististes à morte de Jesus, crucificado entre dois ladrões, Mãe da Divina Graça, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
6ª dor: Pela dor que sofrestes quando recebestes em Vossos braços o Corpo inanimado de Jesus, descido da Cruz, Mãe dos Pecadores, ouvi a nossa prece!
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.
7ª dor: Pela dor que sofrestes quando o Corpo de Jesus foi depositado no sepulcro, ficando Vós na mais triste solidão, Senhora de Todos os Povos, ouvi a nossa prece.
Pai Nosso, 7 Ave-Marias, Glória.

ORAÇÃO FINAL

Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de Vós a "Mãe das Dores", para que possamos participar de Vossos sofrimentos e Vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó Rainha dos Mártires, na esperança de ter a felicidade de um dia nos alegrarmos convosco no Céu.

Que Assim Seja.

Pode-se também com este mesmo "tercinho" (de 7 mistérios com 7 contas cada) rezar a:

COROA DAS LÁGRIMAS DE NOSSA SENHORA

ORAÇÃO INICIAL 
Eis-nos aos Vossos pés, ó dulcíssimo Jesus Crucificado, para Vos oferecer as Lágrimas d'Aquela que, com tanto amor, Vos acompanhou no caminho doloroso do Calvário. Fazei, ó bom Mestre, que nós saibamos aproveitar a lição que elas nos dão, para que, realizando a Vossa Santíssima Vontade na terra, possamos um dia Vos louvar por toda a eternidade no Céu. Amém.
NAS CONTAS MAIORES DO TERÇO:
Vede, ó Jesus, quantas são as Lágrimas d'Aquela que mais Vos amou na terra e que mais Vos ama no Céu.
E NAS CONTAS MENORES DO TERÇO:
Meu Jesus, ouvi os nossos rogos. Pelas lágrimas de Vossa Mãe Santíssima.
NO FINAL (TRÊS VEZES):
Vede, ó Jesus, quantas são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra e que mais Vos ama no Céu.
ORAÇÃO FINAL
Virgem Santíssima e Mãe das Dores, nós Vos pedimos que junteis os Vossos rogos aos nossos, a fim de que Jesus, Vosso Divino Filho, a quem nos dirigimos, em nome das Vossas Lágrimas de Mãe, ouça as nossas preces e nos conceda, com as graças que desejamos, a Coroa Eterna.

Que Assim Seja.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA AGONIA

Ó Maria, Rainha dos Mártires, Senhora da Agonia, Vós que permanecestes de pé junto à Cruz de vosso Divino Filho Jesus, e às suas palavras: "Mulher, eis o teu filho"- "Filho, eis tua Mãe", - tornastes-vos nossa Mãe; acolhei, com bondade, nossa prece filial.

Ó Senhora da Agonia, assim como o discípulo acolheu-Vos em sua casa, também nós queremos abrir-Vos as portas de nossos corações, de nossos lares, CONSAGRANDO-VOS toda a nossa vida: passada, presente e futura.

Exercei, pois, Vossa função de Mãe, ensinando-nos a viver, em todos os momentos, a vontade de Deus, levando-nos, assim, a imitar o Vosso SIM de Nazaré, que culminou com o SIM do Calvário.

Vinde, ó Mãe, em socorro de nossas angústias, não permitindo que nos desviemos do caminho do bem, da verdade, do amor!

Que Assim Seja.

2 comentários:

  1. Buenos dias pase a visitarte y fue todo un honor el quedarme en tu blog.
    Tus letras hunden a fondo el sentimiento que expresan..

    lujo de lujo es leerteee..!!
    Desde Jaen un abrazo y feliz fin de semana

    ResponderExcluir
  2. Linda a confiança dos pescadores em Nossa mãe Maria.Ela pelo poder do seu filho nos protege e nos livra de todo mal.

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO