NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO |
NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Pouco se sabe a respeito da autoria artística do quadro de Nossa
Senhora do Perpétuo Socorro, apesar de conhecidíssimo pelos católicos do mundo
inteiro. Segundo especialistas, há forte indício que o artista seja
grego, pois as inscrições estão neste idioma.
Esta pintura deve ter sido executada no período compreendido
entre os séculos XIII e XIV. A tradução das quatro letras gregas na
parte superior da tela significam “Mãe de Deus”. No quadro, o Menino
Jesus, ao colo de Nossa Senhora contempla um dos anjos, que respectivamente
seguram na mão instrumentos prefigurativos dos sofrimentos futuros, da paixão e
morte do Salvador: lança, vara com a esponja, o cálice com fel, cruz e
cravos. O quadro é composto de significativos detalhes. O
Menino Jesus, amedrontado com a visão dos arcanjos Miguel e Gabriel segurando
os referidos instrumentos, busca socorro no colo seguro da Mãe, já
que uma das sandálias lhe resta ao pé esquerdo, dependurada só pelo cadarço.
Maria o acolhe maternalmente e nos fita com olhar terno, ao
mesmo tempo triste, como sinal de apelo à humanidade pelos pecados, causa do
sofrimento do seu Filho. A tradução das letras gregas acima do ombro
Menino, significam “Jesus Cristo”. Segundo tradições
orientais, o quadro, uma pintura em estilo bizantino, é uma
reprodução de uma pintura feita por São Lucas, que além de escritor, era também
pintor.
Conta-se que este quadro ficava exposto em um templo na Ilha de
Creta, e que fora roubado por um negociante que pretendia levá-lo a Roma a fim
de vendê-lo. Quando o navio saiu, uma tremenda tempestade formou-se, causando
desespero na tripulação. Todos pediram socorro a Deus e a Virgem, ocasião em
que a tempestade dissipou-se. A embarcação acabou aportando na Itália, mais ou
menos na mesma época em que Colombo trazia da América para a Europa a nau
“Santa Maria”. O quadro milagroso de Nossa Senhora foi transportado
para a cidade de Roma.
Posteriormente, após a morte do ladrão, Maria manifestou-se a
diversas pessoas, expressando o desejo de que esse quadro fosse
venerado na Igreja de São Mateus (hoje Igreja de Santo Afonso), em Roma, a qual
está situada entre as Igrejas de Santa Maria Maior e São João de Latrão. Seu
desejo não foi atendido e algum tempo depois, o quadro ficou em poder de uma
mulher que tinha uma filha de seis anos.
Certo dia, Maria apareceu à menininha e lhe indicou um lugar,
dizendo: "quero que o quadro seja colocado entre a minha querida Igreja de
Santa Maria Maior e a do meu filho São João de Latrão". A própria Virgem
Maria, nessa aparição, foi quem deu à menininha o título “Perpétuo
Socorro" e lhe manifestou o desejo de ser invocada com este nome.
A menina contou o fato à sua mãe e esta resolveu seguir o indicado
pela Virgem, entregando a imagem aos padres agostinianos, que residiam
na Igreja de São Mateus, onde foi exposta à veneração pública no dia 07 de
março de 1499, numa solene procissão. Lá permaneceu por três séculos
tornando-se centro de peregrinação católica.
No ano de 1778, por ocasião da guerra civil, o
venerável templo foi destruído, mas o quadro foi preservado e graças aos
religiosos agostinianos, foi levado a salvo para o seu novo mosteiro, junto à
Igreja de Santa Maria in Posterula, lado oposto da
cidade.
O último membro da Congregação a fazer profissão religiosa no
templo de São Mateus foi o frade Agostinho Orsetti. Com idade
avançada e sentindo a proximidade da morte, recebia as visitas de um jovem
amigo, Miguel Marchi, a quem lembrou por diversas vezes da Virgem do Perpétuo
Socorro: “Não te esqueças, Miguel, - disse ele - que a imagem que está na
capela é a mesma que foi por muito tempo venerada em São Mateus. Quantos
milagres sucederam!”. Mais tarde, quando o jovem já pertencia à Ordem dos
Redentoristas, ouvindo que um confrade seu encontrara documentos
preciosos, relatou tudo o que ouvira do Frei Orsetti a respeito do
quadro.
Passado algum tempo, o Papa Pio IX chamou para Roma os
redentoristas, e nessa ocasião veio à tona a questão sobre a santa imagem. Os
padres redentoristas solicitaram ao Papa que o quadro fosse colocado na Igreja
de Santo Afonso, construída no mesmo lugar em que estivera a Igreja de São
Mateus, ora destruída pela guerra. Atendendo ao pedido, o Papa
disse: “É a nossa vontade que a imagem da Santíssima Virgem volte para a Igreja
localizada entre Santa Maria Maior e São João de Latrão”. Ao mesmo
tempo, deu ordem aos redentoristas que divulgassem a devoção ao mundo inteiro.
No dia 26 de abril de 1866, a imagem foi solenemente
levada em procissão para o local de sua escolha, a Igreja de Santo Afonso,
grande apóstolo e defensor de Maria. A devoção hoje se encontra presente no
mundo inteiro e milhões de cópias foram reproduzidas em todo o globo.
REFLEXÕES:
O quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro resume, em poucos
detalhes, um leque enorme de mensagens. A estampa expressa símbolos
altamente significativos da fé: devoção mariana, Nascimento, Paixão e Morte de
Nosso Senhor Jesus Cristo. A figura do Menino Jesus remonta o seu divino
Nascimento. Ao mesmo tempo, a atitude do Menino diante da visão
aterradora, O transporta à mesma sensação que iria sentir no Horto das
Oliveiras. Busca Ele, no colo de Maria, Sua Mãe, socorro, proteção, consolo e
segurança. Este é o ângulo do espectador em relação ao quadro. Um segundo
ângulo, porém, do quadro para o espectador, ou de Maria para a humanidade,
traduz um significado tão profundo quanto o primeiro: Maria se coloca
como referência diante dos nossos pecados, intercedendo por nós junto a Jesus.
Diante dos nossos sofrimentos, Ela é o nosso colo, nossa segurança, nosso
Perpétuo Socorro. A riqueza de informações atinge extrema magnitude. Deve ser
mesmo reprodução de um quadro de São Lucas, pois quase não dá para
conceber como tantas informações possam caber em tão pouco espaço: 1) Parte
superior - iniciais em grego para "Mãe de Deus"; 2) Auréola -
colocada em 1867 a pedido do Vaticano pelos milagres atribuídos a Ela; 3)
Estrela no Véu - Ela, a Estrela do Mar, que traz a Luz ao mundo e a Luz
que nos conduz ao porto Seguro da Eternidade; 4) Inicial em grego sobre o
arcanjo Miguel - que apresenta a lança, a esponja e o cálice da Paixão;
5) Inicial em grego sobre o arcanjo Gabriel - que apresenta a Cruz e os
cravos, instrumentos da morte de Jesus; 6) Os olhos de Maria - grandes e
voltados para nossas necessidades; 7) A boca pequena de Maria - recolhimento e
o silêncio; 8) Iniciais gregas acima do Menino, que significa "Jesus
Cristo". 9) Túnica Vermelha - distintivo das virgens no tempo de
Nossa Senhora; 10) De mão dada com o Menino - Mão de consolo de Maria,
significando também sua intercessão em favor dos homens; 11) Manto azul escuro
- Maternidade e Virgindade de Maria; 12) Mão esquerda de Maria - apoio e
sustento à humanidade; 13) Fundo Amarelo - representa o ouro, simbolizando a
glória do Paraíso; 14) Sandália caída - nosso consolo ante as
dificuldades e atropelos da vida.
ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Ó Senhora do Perpétuo Socorro, mostrai-nos que sois
verdadeiramente nossa Mãe obtendo-me o seguinte benefício: (faz-se o pedido) e
a graça de usar dela para a glória de Deus e a salvação de minha alma.
Ó glorioso Santo Afonso, que por vossa confiança na
bem-aventurada Virgem conseguistes tantos favores e tão perfeitamente
provastes, em vossos admiráveis escritos, que todas as graças nos vêm de Deus
pela intercessão de Maria, alcançai-me a mais terna confiança para com nossa
Mãe do Perpétuo Socorro e rogai-lhe, com instância, que me conceda o favor que
reclamo de seu poder e bondade maternal.
Eterno Pai, em nome de Jesus e pela intercessão de nossa Mãe do
Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, peço-vos que me atendais para vossa glória
e bem da minha alma.
Que Assim Seja.
Assim seja ,Amem!
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