Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 24 de julho de 2012

VIDA E ORAÇÃO DE SANTA DOROTEIA




                  (06 de FEVEREIRO)

Santa Doroteia, conhecida como a santa das flores, foi uma jovem capadócia da Cesareia, nascida no final do século III d.c.

Não se tem comprovado os relatos existentes, sendo a sua história registrada naquela época através de relatos, não sendo encontrada nenhuma prova material.

Muito jovem ofereceu sua virgindade a Deus, ela havia tido seus pais martirizados no anfiteatro, época em que fez um voto de castidade a Cristo. Sendo uma pessoa muito caridosa, em nome de Jesus transformou sua casa numa espécie de igreja, passava os dias em jejuns e orações ,usou sua própria fortuna para ajudar os pobres, era muito querida pelos cristãos e sempre dava apoio a todos para persistirem na fé cristã, dando-lhes força e ânimo para combaterem seus perseguidores.


Muitos iam em busca de conselhos, orientações par a fé e para o seu dia a dia. Sua piedade, educação, humildade e sua postura correta e digna, fazia com que os cristãos gostassem muito dela.

Naquela época, muitos eram os inimigos dos cristãos, assim que o governador do pretório de Cesareia o nobre Fabrício tomou conhecimento da jovem, ordenou que a levassem à sua presença para que ela renegasse a sua fé e fizesse oferendas aos deuses romanos.

Doroteia manteve-se firme em sua fé com muita sabedoria, respondeu a todas as perguntas com sabedoria desarticulando a vontade dos juízes de ridicularizarem a fé cristã.

Fabrício então resolveu colocá-la em uma cela com duas sacerdotisas pagãs, Crista e Calista, que a constância e o amor de Doroteia acabaram por convertê-las, ambas declararam-se cristãs e foram condenadas a morte por Fabricio, que mandou amarrar uma a outra e nelas atearem fogo.

Então, Fabricio a condenou a pena de morte, através da espada, estava presente um pretor de nome Teófilo, que ao escutar que a jovem dizia que iria para o céu onde  era eterna primavera, Teófilo zombou dela e lhe disse “Pois já que vais ao jardim de teu esposo onde a primavera é eterna, envia-me de lá frutos e rosas perfumadas”. De pronto Doroteia prometeu realizar sua vontade.

Antes da espada dobrar sobre sua cabeça, ela rezou e pediu a Deus que realizasse sua promessa.

De súbito, apareceu-lhe um anjo na forma de um jovem rapaz tendo nas mãos uma cesta com três belas maçãs e três belas rosas.

Doroteia pegou um lenço enxugou o suor com ele e o entregou ao jovem dizendo: "Vai e leva a Teófilo e diz que Doroteia, serva de Cristo, lhe envia os frutos e as flores que ele pediu. E diz também que, se ele quiser mais, que vá ter com ela no paraíso".

Dito isso o jovem desapareceu, no mesmo instante que a espada caía sobre Doroteia matando-a, o jovem entregava a Teófilo a cesta com as maçãs e rosas, transmitindo a ele o recado da jovem.  Era inverno e não tinha como ter frutos ou rosas na região, então Teófilo se converteu e pediu perdão a Deus e a Doroteia.
No início todos pensaram que se tratava de mais uma ironia de Teófilo, mas devido à sua insistência, foi denunciado. Fabrício então o convocou para julgamento cobrando sua coerência com as convicções antigas, mas Teófilo afirmou que havia se convertido à fé em Cristo e que não a renegaria jamais. Foi torturado e decapitado, também.

Doroteia foi morta em seis de fevereiro de trezentos e quatro, seus restos mortais acredita-se que seu corpo repousa na igreja que leva seu nome em Roma.

O culto de Santa Doroteia foi muito difundido durante a Idade Média, sendo invocada como um dos "Santos Auxiliadores". Inúmeros artistas inspiraram-se na conversão de Teófilo, retratando em quadros o milagre de Santa Dorotéia, chamada até hoje de a "Santa das flores" e festejada no dia 06 de fevereiro.


ORAÇÃO A SANTA DOROTEIA
PRIMEIRA


Santa Doroteia, a vós me dirijo em nome de Jesus, para que me protejas a fim de que na minha vida, eu saiba semear as flores nascidas do mais puro amor que é o fraternal. Sem o amor puro e seus frutos que são a caridade e a humildade, não conseguirei chegar ao Jardim do Pai, com a Graça de Deus eu vos imploro.

Que assim seja.

SEGUNDA


Santa Doroteia, Serva de Cristo, dirijo-me a vós pedindo vossas orações para que eu me torne uma pessoa mais simples e humilde, sem pretensões e vanglórias, peço-vos para passar por esta vida sempre lembrando a glória da eterna.

Lembre-me, ó santa das flores, de que a nossa vida é passageira como uma rosa, bela num dia e no outro desapareceu.

Retire de mim todo medo, encha-me de amor à vida, faça-me agir com grandeza, nobreza e naturalidade em tudo.

Rodei-me de proteção e bons amigos e boas companhias, faça com que eu conheça boas pessoas.

Vós que não tivestes medo do martírio por amor a Jesus, ensine-me a viver com intensidade cada momento sem medo e a ser ousado e confiante em mim mesmo e em Deus.

Que assim seja.



Fontes:



http://rezairezairezai.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Olá, querida Luconi
    Dentro de uma cela podemos encontrar uma alegria em Deus inimaginável...
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  2. Marcia,muito legal vc continuar com esse blog em memoria ao Luis e falando sobre a vida desses santos que é tão bonita e interessante!bjs,

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO