Seguidores

TRADUTOR

domingo, 26 de fevereiro de 2012

VIDA E ORAÇÃO A SANTA INÊS DE PRAGA


SANTA INÊS DE PRAGA


(02 de MARÇO)
  
Também conhecida como Santa Agnes de Praga.

Nasceu em 1205 em Praga, República Tcheca. Era filha do Rei da Bohemia, hoje República Tcheca e foi educada em Trebniz pelas freiras Cistercienses.

Era apenas uma garota e já demonstrava fervor e desejo de se consagrar a Deus e viver intensamente a fé cristã.
Por ser muito jovem e bonita não foram raros os rapazes que desejavam desposá-la. Porém, os seus planos para o futuro eram outros. Inês recusava a todos com gentileza, declarando que o seu único compromisso era com Jesus.

Porém um dos homens que deseja tê-la como esposa era o Imperador Frederico II. Ele era o mais insistente dos pretendentes chegando às vezes a abordá-la para pedi-la em casamento. Como Inês percebeu que apenas suas palavras não seriam suficientes, passou a entregar-se a suas orações com mais fervor, e provar a ele e a todos que a desejassem desviá-la do seu caminho, que Deus era o seu maior desejo.

Mas eram tantos os que vinham interceder a favor do Imperador que Inês viu-se obrigada a escrever ao Papa Gregório IX para que intercedesse por ela e a ajudasse a livrar-se desse tormento. O Papa ficou admirado com a tenacidade e a fé de Santa Inês e enviou um de seus mais hábeis assessores para pessoalmente defender Inês, desencorajando o Imperador apaixonado.

A firmeza com que o religioso e Santa Inês explicaram o que significava consagrar-se a Deus finalmente convenceram a Frederico II a renunciar o seu amor de homem, e ele tornou-se inclusive uma pessoa de fé inabalável.

Santa Inês pode então ficar livre para abraçar a sua verdadeira vocação. Suas primeiras ações foram construir um hospital para os pobres, um Convento para os Franciscanos e distribuir a sua riqueza para os pobres.

Logo em seguida fundou o Convento de São Salvador, cujos cinco primeiros membros a ingressar na Instituição foram enviados por Santa Clara de Assis.

Santa Inês de Praga tomou seu hábito em 1234 e ingressou na Ordem das Clarissas. Algum tempo depois, devido a sua competência, humildade e bondade foi convidada para exercer a posição de Abadessa.
A principio não queria a posição, mas mais tarde devido à insistência de Santa Clara aceitou.

Dedicou 50 anos a expandir o Convento e a Ordem das Clarissas. Ela gostava de cuidar dos pobres e remendava pessoalmente as roupas dos leprosos e cuidava deles, e milagrosamente, nunca contraiu a terrível doença.

Ela tinha o dom da profecia e curava vários doentes apenas com seu toque e oração e às vezes tinha extasies e visões.

Apesar de nunca terem se encontrado, Santa Clara de Assis e ela trocaram extensas cartas durante duas décadas e várias dessas cartas ainda existem até hoje, e provam uma sabedora fora do comum no entendimento da Fé e de Jesus.

Faleceu em 2 de março de 1282 no Convento São Salvador, em Praga, de causas naturais.

Beatificada em 1874 pelo Papa Pio IX e canonizada em 12 de novembro de 1989 pelo Papa João Paulo II.

Seu túmulo logo se tornou um local de peregrinação e vários milagres foram atribuídos a sua intercessão.

Sua festa é celebrada no dia 2 de março

Fonte: Site Cadê Meu Santo.

ORAÇÃO A SANTA INÊS DE PRAGA

Querida Santa Inês de Praga, fiel seguidora do ideal de pobreza de Santa Clara, ajuda-nos a ser fiéis no seguimento de Jesus Cristo.
Intercede junto a Ele, para que nos dê coragem e fidelidade; um desejo ardente de permanecer na graça divina; um firme empenho na vida de oração e de contemplação; uma alegria profunda no despojamento interior e exterior.
Que possamos, com a tua intercessão, viver em plenitude os mistérios de Jesus Cristo, tal como nossa Santa Clara escreveu a ti, em suas Cartas.
Ensina-nos a saborear a experiência profunda de nossa espiritualidade.
Com tua oração, possamos renovar nosso desejo de ser esposas fiéis de nosso Esposo Jesus Cristo.

Que Assim Seja.

5 comentários:

  1. Não a conhecia.Legal ler sua história e se era amiga da S.Clara de Assis era legal mesmo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Aceita ser colunista do "Jornal da Cidade Online". ?

    É maravilhoso seu blog, são informações desconhecidas e santos também.

    Contato:mariacatherinerabello@gmail.com

    Abençoada semana!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida,esse blog seu ainda não tinha vindo.Gostei pq simpatizo com o catolicismo tbm.Retribuo sua visita e que bom que gostou de meu poema :).Bjos e fique c Deus!

    ResponderExcluir
  4. Acho legal conhecer mais sobre a vida dos santos!Não conhecia a vida de Santa Ines e adorei!Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Amiga! Através de ti descubro santos e santas que eu não conhecia. Poderias fazer um livro, amiga!
    Beijinhos!!!! Muuuuuuitos!

    Posso pedir uma coisa? Tira essas letrinhas dos comentários, tira? rs

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO