Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 1 de novembro de 2011

NOSSA SENHORA DA AJUDA

NOSSA SENHORA DA AJUDA

(15 de AGOSTO)

A intensidade da devoção mariana dos cristãos, ao longo dos séculos, perpetuou essa vontade expressa pelo Redentor na agonia da Cruz. Muitos templos foram erguidos em agradecimento à Divina Mãe que sempre intercede pela ajuda à seus filhos, junto ao Senhor. Assim, Nossa Senhora passou a ser venerada sob os títulos: "ajuda dos cristãos", "consolo dos aflitos", "saúde dos enfermos" e tantos outros, que nomearam pessoas e localidades, no mundo inteiro.

As casas reais, desde a metade da Idade Média, colocavam sob a proteção de Nossa Senhora da Ajuda, os seus navios de guerra ou mercantes, sempre expostos aos perigos do alto mar. Festejos e celebrações, em honra dessa devoção, eram realizados nas partidas e nas chegadas. Com isso, surgiram inúmeras ermidas e capelas dedicadas à Senhora da Ajuda em toda a costa europeia. A imagem venerada mostra a Virgem segurando o Menino Jesus com o braço direito e tem o esquerdo estendido, com um cedro na mão.

O culto à Virgem da Ajuda chegou às novas colônias através das expedições marítimas do século XVI. No Brasil, a primeira capela de Nossa Senhora da Ajuda, foi construída pelos cinco jesuítas pioneiros, no litoral sul da Bahia. Eles vieram na comitiva de Tomé de Sousa, em 1549. A capela, no início era coberta de folhas de palmeiras e tinha o altar móvel com um crucifixo e a imagem de Nossa Senhora da Ajuda, trazidos de Portugal. Ao seu redor surgiu um povoado chamado: Arraial d'Ajuda, hoje distrito de Porto Seguro.

A tradição narra que o vilarejo nasceu de um milagre do Senhor, alcançado pelos jesuítas por intercessão da Senhora da Ajuda. Conta à história, que a única dificuldade encontrada durante os trabalhos de construção foi a falta de água potável. Fizeram muitas tentativas para encontra-la, mas todas sem sucesso. Então rezaram pedindo ajuda à Mãe de Deus. No dia seguinte, os jesuítas notaram atrás da capela uma fonte brotando do solo com "água boa", que, desde então, jamais faltou àquela população.

Mais de um século depois, a capela, foi reconstruída sendo preservados originais os altares, colunas, púlpito e o confessionário. Além, da pequena imagem milagrosa da Virgem da Ajuda, que foi colocada acima do altar-mor do mais antigo Santuário mariano do Brasil, hoje sob responsabilidade dos missionários redentoristas. A igreja é muito procurada no mês de agosto, pois no dia 15 se comemora a festa de Nossa Senhora da Ajuda. Dentre os jesuítas que ergueram a igreja estava o padre Manoel da Nóbrega que nela celebrou a primeira Missa do Galo em solo brasileiro, em 1550.

Nossa Senhora da Ajuda se tornou Padroeira da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro; de Barreirinha, no Amazonas e de outras localidades. Também é venerada no Paraná com uma imagem belíssima, trazida em 1877, por uma família de imigrantes da Bucovina, atual Romênia. A relíquia religiosa, esculpida no século XVIII na Baviera, foi catalogada como patrimônio histórico cultural de Curitiba e fica na casa da família que detém a sua posse. Os devotos, porém, notam uma diferença nessa imagem: o braço esquerdo de Maria está dobrado com a mão apoiando o Menino Jesus. Uma característica iconográfica encontrada no culto à Santa Maria da Ajuda nos países de língua francesa, germânica e eslava. 

Fonte: Site Paulinas.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA AJUDA

Ó Mãe Santíssima D´Ajuda, Virgem Pura e Imaculada, ouvi como especial advogada os nossos clamores.
Mostrai-nos o vosso poder profundo; o céu e a terra, o mundo inteiro vos venera, até o inferno a vós se rende, ó Senhora!
Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, pois são mais admiráveis os vossos prodígios.
Queremos Senhora, Seguir vossos vestígios.
Sede sempre nossa protetora e advogada, socorrei a nós e às nossas famílias, alcançai a todos as graças que vos pedimos, e enfim a eterna felicidade do céu.
Abençoai-nos e protegei-nos, ó Virgem Mãe Santíssima.

Que Assim Seja.

14 comentários:

  1. é um sinal do ceus, obrigada meu deus, misericordia, obrigado, amém
    intercedei pela minha causa, mãe santissima

    ResponderExcluir
  2. senhor, obrigado continua comigo, nos ajuda, confio em ti pai

    ResponderExcluir
  3. nossa senhora me ajude nao permita que meu filho fala ou faça o que ele esta na cabeça de errado,amem

    ResponderExcluir
  4. Senhora da Ajuda.. Me auxilia, me ampara, me ajuda, preciso de ti neste momento. Ajuda-me a tirar de dentro de mim esta dor e a encontrar a felicidade que tanto prteciso. Ajuda-me a voltar a sorrir, a acreditar na vida. não me abandones.Confio em TI e sei que tens o poder e a bondade de me fazer voltar a sorrir, ser feliz como fui um dia. AJUDA-ME POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  5. Quero agradecer a Deus por nos ter dado Maria como nossa mãe , por vários nomes é chamada e conhecida, Aparecdia pois apareceu aos pescadores , Fatima pois apareceu aos Pastorinhos ma cidade de Fatima , mas todas as nossas senhoras são a mesma mãe de Deus. Obrigado Mãe Santissima por interceder junto a Jesus Cristo por mim.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Senhora D'Ajuda, mãe santíssima. Sede minha advogada nessa causa. Me ajude, iluminando meu caminho por merecimento e esforço. Ajude na minha aprovação. Que eu conquiste meu lugar que tanto anseio e desejo, tornando-o uma realidade. Que meu pai esteja a seu lado. Agradeço e peço por esta graça. Tenho certeza que a receberei!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Nossa Shª D´Ajuda por ter ajudado-me a encontrar os meus documentos que eu havia perdido quando eu estava chegando em Porto Seguro. Agora também conto com a sua ajuda em mas um milagre urgente na certeza da sua ajuda eu irei ai agradecer te pessoalmente. OBRIGADA! AMEM.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de me corresponder com pesoas de Arraial dÄjuda, que tambem sejam devotas de nossa Sra. eu sou do Uruguay, recentmente conhecí Arraial e pretendo voltar e gostaria de ter um bom grupo de amigos nessa maravilhosa Cidade praia, tenho 55 anos, adoro praia, e muito devoto de nossa sra. d¨Ajuda. beijos no coraçao a todos e que a virgem os abençoe !!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa senhora, me ajude a acreditar que a Senhora quer me ajudar. eu já sei que a Senhora pode me ajudar, mas eu peço Vossa ajuda para acreditar que a senhora quer me ajudar. Obrigada, amém. Louvadas sejas, mãe Maria Santíssima.

    ResponderExcluir
  10. Nossa Senhora D´Ajuda peço pela graça de ser mãe, meu maior sonho é ficar grávida, sentir todos os prazeres de ser mãe, dar a vida a um ser lindo e cheio de saúde, peço pela sua graça Nossa Senhora, abençoe minha gravidez e continue abençoando meu casamento e minha família.
    Com fé no nosso bom Deus estarei em seu santuário em Arraial D´Ajuda nos próximos dias e prometo fazer meu pedido diante de sua imagem, peço também que abençoe nossa viagem, que nos leve e nos traga em sua proteção.
    Amém

    ResponderExcluir
  11. Minha nossa sra da ajuda me ajuda a recuperar o meu casamento trazei de volta o meu marido carinhoso e arrependido de tudo que me fez para nos séparar e afastai de nós todos as pessoas que contribuíram para a nossa separação amem

    ResponderExcluir
  12. Obrigada minha nossa senhora d'ajuda por cuidar do meu filho Rodrigo José nessa caminhada de jogador, dê a ele saúde e livramento principalmente da inveja e dos inimigos. Ajude meu filho conquista seu lugar que tanto anseia e deseja, tornando realidade o sonho de ser jogador profissional. Minha nossa senhora d'ajuda mim dê saúde, para que eu possa acompanhar meu filho sempre.

    ResponderExcluir
  13. Mãe santíssima ouve minhas orações e conceda meu milagre e minha promessa ei de cumprir

    ResponderExcluir
  14. meu deus preciso de ajuda minhas finanças estou devendo peço uma prece para arrumar minhas finanças e eu ser feliz para sempre que assim seja em nome do pais do filho e do espirito santo me ajuda por fazer estou ate com depressão minha filha esta arrumando tomara que de tudo certo amem que assim seja

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO