Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

domingo, 26 de junho de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

(7 de ABRIL)

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE (1)

Ó Deus, que escolhestes São João Batista de La Salle para a educação cristã dos jovens, suscitai na vossa Igreja Educadores que se consagrem inteiramente a formação humana e cristã da juventude.

Que Assim Seja.

ORAÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE (2)

Ó Deus que concedestes inumeráveis Graças ao Vosso filho, São João de La Salle, inspirando-o no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, concedei-me também a mim, por sua intercessão, ser sempre feliz nos meus estudos e aprendizado.
Por Cristo Nosso Senhor.

Que Assim Seja.

VIDA DE SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE


Nasceu no Castelo de Salles em Thoresn em 30 de abril de 1651 e morreu em Lyon em sete de Abril de 1719.
Beatificado no mesmo ano e formalmente indicado Doutor da Igreja em 1877.

Educador e fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, nascido em Reims, França, o mais velho dos filhos de uma nobre família, João dedicava desde a idade de 11 anos a vida religiosa e foi ordenado com 24 anos.

Em Reims ele participou na fundação de duas escolas e cresceu consternado com o destino dos filhos das famílias pobres. Como ele estava convencido que a vida espiritual deveria ser cultivada em primeiro lugar pelos professores, ele formou um associação de professores dedicada a aprender a ensinar. O seu primeiro esforço falhou, mas sua segunda tentativa foi um sucesso. Em 1623 ele deu toda o sua fortuna, e se dedicou totalmente a treinar jovens para o seu serviço. Isto marcou a fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Ele proibiu padres e sacerdotes de entrarem na sua congregação e escreveu a Regra da Fundação em 1625 em Paris. Os métodos de João Batista de la Salle revolucionaram as técnicas de ensino do seu tempo, incluindo o uso do vernáculo em vez do Latin e ficou largamente conhecido em toda a Europa.

Ele instituiu o processo de dividir o estudo em anos e os estudantes em classes. Também criou a primeira escola para ensinar e treinar professores.
Ele foi indicado Arcebispo coadjutor de Genebra, Suíça e aceitou, mas estava seriamente doente e quase morreu. Finalmente se recuperou e viajou até Roma onde foi examinado pelo Cardeal Baronius, São Roberto Belarmino, Cardeal Frederico Borromeu, primo de São Borromeu. Eles propuseram a João Batista, trinta e cinco obtusas questões de teologia e ele respondeu com a maior clareza e simplicidade, surpreendendo a todos, e sua indicação foi confirmada por toda a banca examinadora, o que é até hoje, uma raridade.

Como Arcebispo em Genebra, ele seguia uma estrita regra de vida e cumpria os seus deveres episcopais com generosidade e energia. Levantava às 4 da manhã e estudava as escrituras, visitava os pobres da Diocese e em Annecy dava lições às crianças.

Ele era extremamente influente e fundou a "Ordem das Irmãs Visitantes" em 1610. Até aquela época as irmãs levavam uma vida contemplativa e de orações e ele queria formar um grupo de freiras que se engajasse nos trabalhos de caridade, educação e outros trabalhos comunitários e era contrário a tradicional idéia de que elas deveriam ficar enclausuradas, mas essas idéias já estavam muito incrustadas na mente das pessoas e era muito difícil de mudar.

Nota: Em 1622 São Vicente de Paula conseguiu mudar esta limitação nas suas "Irmãs de Caridade", acabando com a obrigatoriedade do uso do habito e dos votos perpétuos.

Ele permaneceu ativo até 1717 quando renunciou, por causa de sua saúde e veio a falecer em Saint-Yon em 1719.
Seu corpo foi trasladado em 1937 para um santuário em Roma. Após sua morte vários milagres se seguiram e quando seu caixão foi aberto para ser trasladado, seu corpo estava incorrupto e uma suave fragrância exalava do mesmo, espalhando o perfume por todo o convento.

Canonizado em 1900, ele foi indicado em 1950, como o padroeiro dos professores pelo Papa Pio XII. Foi indicado também patrono dos escritores e jornalistas devido ao seu trabalho em:

"A Controvérsia" onde "sempre argumenta com vigor, mas com moderação e caridade”.(palavras de Pio XII ao confirmar a sua indicação).

Sua "Congregação Irmãos Cristãos" (CIC) é a maior congregação religiosa de leigos do mundo e não deve ser confundida com a Congregação dos Cristãos Irmãos (CCI) fundada na Irlanda, em 1802, pelo Beato Edmundo Ignatius Rice.
Tão grande era o seu cuidado para com as pessoas que alguns dos seus devotos fizeram de seus ensinamentos um livro chamado "Tratado do Amor de Deus".
Seus mais importantes escritos são:
1)Introdução a uma vida de devoto, para as suas Irmãs Visitantes.

2)Philothea O amor a Deus
Ele insiste na necessidade da pobreza, mas dizia:
"Se você é realmente pobre, cara Philothea, para o bem de Deus faça da virtude uma necessidade e valorize esta sua preciosa jóia da pobreza porque o seu lustro não será descoberto neste mundo, mas brilhará no outro”.

3) “Tratado do amor a Deus"
No qual ele se dirige a um fictício "Timotimus" para contrabalançar o fato dos homens não lerem conselhos dados as mulheres e assim ele muitas vezes não se referia ao sexo, mas ao espírito humano.
Antes que um estar sempre fazendo jejum, muito defendido na época por vários, como Benedito e Macarius, ele recomendava:
"Coma o que estiver a sua frente. É minha opinião que o corpo deve estar forte para que o espírito pense e vença. É virtude comer, sem escolher o que tem diante de você na mesa, o que se apresentar, seja mais ou menos agradável ao seu paladar, MAS sempre escolha o pior em vez do melhor, para que aprenda a viver com austeridade, mas bem alimentado e com resignação, pois você renunciou ao melhor do seu paladar, e uma pequena mortificação foi feita, MAS  isto não pode e nem deve ser interpretado como uma competição entre nós e nem uma disputa para não dar problemas a ninguém, e nem ao seu corpo".

4)Falando da santidade em “Introdução", ele dizia:
É um erro dizer que a devoção é incompatível com a vida de um soldado, ou de um viajante, ou de um comerciante, ou de um príncipe, ou de uma mulher casada. É verdade minha cara Philotea que a devoção puramente contemplativa, monástica e religiosa, não poderá ser exercida nessas profissões, mas várias outras devoções próprias para conduzir a perfeição, no estado secular, podem ser exercidas .
Ele acrescenta ainda:
“A contemplação é ainda mais necessário ao leigo do que ao religioso, onde a clausura tende a ser um escudo para dissipar a vida, e as atividades sociais. Os pássaros, para onde voam sempre encontram o ar que necessitam, assim nós para onde formos, sempre encontraremos o nosso Deus presente".
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado: 1)como um bispo, calvo e uma barba longa; 2)As vezes segurando um coroa de espinhos e uma cruz de gloria sobre ele; 3)ainda segurando um retrato da Virgem; 4)segurando um pouco de terra em suas mãos.

Sua festa é celebrada no dia 7 de abril.

Fonte: Site Cadê Meu Santo.

3 comentários:

  1. Poxa! Acabei de sair de uma aula completa, amiga!
    Beijocas, muitas!

    ResponderExcluir
  2. Amada irmã,

    Que espaço lindo!!! Adorei.

    Um abraço de luz do Hospital Espiritual do Mundo

    ResponderExcluir
  3. Amada irmã Luconi,

    Sua presença trouxe luz para este lugar. Saiba amada irmãzinha que a portas do Hospital Espiritual do Mundo estará aberta para você e todos os seus amigos.

    Abraços de luz

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO