Seguidores

TRADUTOR

segunda-feira, 9 de maio de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO TOMÉ

SÃO TOMÉ APÓSTOLO
(3 DE JULHO)


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (1)
(Para obter um esclarecimento em caso ou negócio difícil ou duvidoso)


Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.


Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristos, que então vos disse: “Bem aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.


Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.


Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas).


Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Que assim seja.


(Rezar um Pai-Nosso, Creio em Deus Pai e uma Ave-Maria).


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (2)


Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.


Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele.


Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.


Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo.


Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o titulo de "abençoado" seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem te-Lo visto.


Que assim seja.


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (3)


Caro São Tomé, você que uma vez não acreditou que nosso do Senhor tenha tido uma gloriosa ascensão mas mais tarde O viu e O tocou e exclamou "Jesus Meu Senhor e Meu Deus".


De acordo do com uma antiga historia você rendeu a Ele a maior assistência em construir em Sua honra uma igreja no lugar de um templo pagão.


Por favor abençoe os arquitetos, os construtores e os carpinteiros que através de você honraram a Jesus nosso Senhor.


Que assim seja.


ORAÇÃO A SÃO TOMÉ (4)


Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida.


Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”.


São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.


Que assim seja.


VIDA DE SÃO TOMÉ


Apostolo e mártir, mais conhecido como Tomé o Incrédulo e é um dos doze apóstolos e é citado nos 4 evangelhos embora o de São João é o mais detalhado nas epistolas envolvendo Tomé. Chamado por João Didymus, Grego para gêmeos, ele aparece em três momentos especiais.


Primeiro quando se proclama pronto para morrer por Cristo, dizendo no caminha para Bethany “Vamos morrer com ele (João 11:16)”.


Depois quando ele diz a Jesus: "Mestre nós não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?” E prontamente Jesus responde “Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim".


Finalmente, Tomé duvida dos seus companheiros discípulos quando eles dizem que eles haviam visto Jesus ressuscitado: "Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado, eu não acreditarei (Lu 20:25)". Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!” Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).


Alguns estudiosos pensam que esta dúvida foi propositadamente sugerida por Deus, para que fosse possível alguém tocar nas chagas de Jesus, ficando assim sem a menor duvida, de que Jesus havia ressuscitado. Este raciocínio ainda é confirmado, porque a frase: “Vamos morrer com ele" foi dita quando os outros apóstolos não queriam que Jesus fosse ressuscitar Lázaro dos mortos e Tomé insistiu e foi o maior milagre de Jesus.


São Gregório, o magno em uma de suas homilias diz claramente: “O que vocês pensam, quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado! Uma maravilhosa Providencia Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença".


Pouco é conhecido sobre sua vida posterior à morte de Jesus embora Euzébius da Cesárea confirmou na sua "Historia Eclesiástica", que Tomé pregou entre os Parthias no Leste. Esta assertiva confirma as varias lendas e tradições de que São Tomé teria sido um missionário na Índia, onde ele é considerado o fundador dos Cristãos Malabares, perto de Madras, uma descrição a qual é prescrito nos “Atos de Tomé”, escrito em Syriaco durante o terceiro século e influenciado os Agnósticos. Outros escritos atribuem a São Tomé o Evangelho de São Tomé, o Atleta, que outros consideram apócrifo. Suas relíquias estão supostamente guardadas em um santuário em Ortona, na Itália. Seus símbolos são a lança, o machado e o esquadro de carpinteiro.


Ele é padroeiro dos geólogos, geógrafos, geometristas, dos arquitetos, dos construtores e das pessoas em dúvida.


Sua festa é celebrada no dia 3 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO