Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

sexta-feira, 23 de março de 2012

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO DE LA LÉGUA


NOSSA SENHORA DO CARMO DE LA LÉGUA


Transcorria o ano de 1606 quando da Espanha, pela primeira vez, enviaram para o Peru uma imagem de Nossa Senhora do Carmo.
Não se sabe com precisão o dia de sua chegada ao porto do Callao, para logo ser instalada em sua capela da Légua, no meio do caminho entre o citado porto e Lima, a capital.

Reza a tradição que um comerciante chamado Domingos Gomes da Silva, invocou a Virgem do Carmo quando sofreu um naufrágio, prometendo construir uma capela e mandar trazer da Espanha a imagem de Nossa Senhora do Carmo, caso fosse salvo.

Conta-se também que a mula sobre a qual era transportada a imagem, ao chegar ao lugar conhecido como La Légua, empacou e nada a fez andar um passo sequer. Assim esse lugar foi escolhido para se construir a capela da promessa.

Sobre a fundação da capela, escreve o Padre Antônio Vásquez de Espinoza, Carmelita da Antiga Observância, que residiu na cidade entre 1617 e 1619: "Há no meio do caminho entre Callao e a cidade de Lima ricas chácaras e suntuosos casarios. A uma légua encontra-se uma casa e o convento de Nossa Senhora do Carmo com suas armas, edificada por Domingo Gomes de Silva, varão virtuoso e bem de vida, que dedicou e consagrou este lugar a Nossa Senhora do Carmo, onde havia algumas jovens vestidas com o hábito de Nossa Senhora, que com grande observância e clausura, guardavam a regra e, com fervor, recitavam o ofício divino, pelo qual Nosso Senhor era louvado e servido, e os fiéis edificados com tão grande exemplo".

Conta-se que num terremoto ocorrido em 1746, as ondas do Callao chegaram a uma légua e bem próximo a esta casa de jovens, que por se achar a essa distância do Callao se denominou Ermida da Légua. Os Religiosos de São João de Deus vindos de Lima, se encarregaram do Hospital de Callao e mais tarde se estabeleceram na Ermida da Légua, onde instalaram uma espécie de hospedaria.

Em seu recinto se venera, há muito tempo, desde que se fundou o mencionado Convento, uma imagem da Virgem do Carmo, cujo culto jamais foi interrompido. A capela, com suas duas torrezinhas pontiagudas, se destaca em meio aos verdejantes campos circunvizinhos. É de dimensões regulares encontrando-se ainda em bom estado de conservação, graças ao cuidado dos devotos da imagem que são muitos.

Anualmente a imagem é conduzida em procissão até Callao, carregada pelos confrades e acompanhada de numerosa multidão. Ela permanece bastante tempo no porto e ali se celebra a novena. É devolvida à sua capela em meados de outubro, em devota procissão, que seria melhor chamada de romaria, devido as milhares de pessoas que acompanham seu andor.  ”Os inumeráveis ex-votos de ouro e prata que colocam em seu manto, que em certas ocasiões se renovam, demonstram que não sem razão é invocada com fervor pelo povo".

Esta imagem é chamada de Nossa Senhora do Carmo da Légua, Patrona do Callao. Foi coroada solenemente no dia 7 de outubro de 1951, pelo Cardeal Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Dom Juan Gualberto Guevara, Delegado Papal para a coroação da Virgem do Carmo da Légua.

Este Santuário foi parcialmente destruído em maio de 1992, devido à detonação de um carro-bomba. A restauração do Santuário devolveu-lhe a primitiva dignidade, e renovou em sua raiz a profunda piedade Mariana do Callao.

No dia em que tomou posse como bispo titular da Diocese de Callao, Dom Miguel Irízar anunciou que a Igreja do Carmo da Légua se transformaria em Santuário, e também que ali se fundaria um Mosteiro de Monjas Carmelitas Contemplativas que "serão as melhores guardiãs do Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Légua".

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO DA LÉGUA

Jesus Cristo! Filho da Virgem de Carmen.

Virgem puríssima que deste a luz ao Salvador do Mundo, roga por mim a Deus Nosso Senhor;

Formosa açucena mais alta que o Sol e todas as maravilhas juntas;

coroa dos anjos, dos mártires e serafins, ajuda-me cuida-me;

fortalece-me e socorre-me: fonte de bondade, de graça e misericórdia;

templo do santuário  da Santíssima Trindade,

roga por mim para que seja salvo nesta vida e na outra.

Que Assim Seja.

Um comentário:

  1. Amiga Luconi,TOC TOC TOC!!!Tem gente aí!!!???
    Bem, hoje eu sei que é o seu niver e como frisei em meu blog, quando amigos fazem aniversários, eu vou ao encontro de vocês e de alguma forma,tento me congratular,como agora por exemplo...

    Lindas flores hoje eu trago
    Um singelo poema também
    Com votos que em seu aniversário
    O amor se faça refém...
    Nos teus passos,Deus estará e uma
    Infinita PAZ hás de alcançar!!!

    Parabéns minha amiga, plenas felicidades para você.Que Papai do Céu sempre te ilumine e no seu dia todo especial,te mostre sempre o caminho.Fique com Deus!São os votos do seu amigo,
    Rubi.

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO