Seguidores

TRADUTOR

domingo, 11 de setembro de 2011

VIDA DE SANTA AGIA

SANTA AGIA

VIDA DE SANTA AGIA

(18 DE ABRIL)

Muito pouco se sabe sobre ela.

Foi esposa de São Hidulphus de Hainaut em 714 DC  e como não tinham filhos, decidiram oferecer a castidade a Cristo e entraram para a vida religiosa.

Ela entrou para o convento de Mons em Castrilocus e ele entrou para o monastério beneditino em Lobbes.

Ela escreveu um trabalho em Latim descrevendo o declínio moral na Bélgica e França e seu trabalho foi um modelo de cristandade usada pelos cristãos naquele período da história.

A tradição diz que ela teria tido grande influencia no desenvolvimento da Igreja Francesa e Belga e  teria feito peregrinações missionárias para conferenciar com vários mestres e santos contemporâneos e é citada por São Bede pela  ferocidade de sua retórica.

Tem uma versão que diz que alguns parentes preocupados em não receber a herança, quando ela viesse a falecer, tentaram obstruir na justiça que ela distribuísse tudo que tinha para os pobres, mas ela venceu gloriosamente e por isto é considerada a padroeira das ações judiciais.

Veio a falecer de causas naturais em 714 DC e seu túmulo  passou a ser um local de  peregrinação e  vários milagres foram atribuídos a sua intercessão.

Santa Agia  é especialmente venerada pelos Belgas e em especial pelos Beneditinos.

A sua  festa é celebrada no dia 18 de abril.

Fonte: Site Cadê Meu Santo.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo site! Muito interessante a história dos Santos e santas. Obrigada!

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO