Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 9 de abril de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO MARCOS

SÃO MARCOS

(25 DE ABRIL)

ORAÇÃO A SÃO MARCOS

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que deu a seu discípulo Marcos a graça do apostolado cristão e a narração do seu Santo Evangelho.

São Marcos rogue por nós, para que sejamos iluminados pela força do Evangelho.

Deus Eterno e Todo Poderoso, nós vos pedimos as bênçãos e graças necessárias, para a nossa Salvação, pela intercessão poderosíssima do evangelista São Marcos.

Tudo isto vos pedimos Pai Celeste, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo.

Que assim seja.

VIDA DE SÃO MARCOS

O evangelho de são Marcos é o mais curto se comparado aos demais, mas traz uma visão toda especial, de quem conviveu e acompanhou a paixão de Jesus quando era ainda criança.

Ele pregou quando seus apóstolos se espalhavam pelo mundo, transmitindo para o papel, principalmente, as pregações de são Pedro, embora tenha sido também assistente de são Paulo e são Barnabé, de quem era sobrinho.
Marcos, ou João Marcos, era judeu, da tribo de Levi, filho de Maria de Jerusalém, e, segundo os historiadores, teria sido batizado pelo próprio são Pedro, fazendo parte de uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Ainda menino, viu sua casa tornar-se um ponto de encontro e reunião dos apóstolos e cristãos primitivos. Foi na sua casa, aliás, que Cristo celebrou a última ceia, quando instituiu a eucaristia, e foi nela, também, que os apóstolos receberam a visita do Espírito Santo, após a ressurreição.

Mais tarde, Marcos acompanhou são Pedro a Roma, quando o jovem começou, então, a preparar o segundo evangelho. Nessa piedosa cidade, prestou serviço também a são Paulo, em sua primeira prisão. Tanto que, quando foi preso pela segunda vez, Paulo escreveu a Timóteo e pediu que este trouxesse seu colaborador, no caso, Marcos, a Roma, para ajudá-lo no apostolado.

Ele escreveu o Evangelho a pedido dos fiéis romanos e segundo os ensinamentos que possuía de são Pedro, em pessoa. O qual, além de aprová-lo, ordenou sua leitura nas igrejas.

Seu relato começa pela missão de João Batista, cuja "voz clama no deserto". Daí ser representado com um leão aos seus pés, porque o leão, um dos animais símbolos da visão do profeta Ezequiel, faz estremecer o deserto com seus rugidos.

Levando seu Evangelho, partiu para sua missão apostólica. Diz à tradição que são Marcos, depois da morte de são Pedro e são Paulo, ainda viajou para pregar no Chipre, na Ásia Menor e no Egito, especialmente na Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram.

Ainda segundo a tradição, ele foi martirizado no dia da Páscoa, enquanto celebrava o santo sacrifício da missa. Mais tarde, as suas relíquias foram trasladadas pelos mercadores italianos para Veneza, cidade que é sua guardiã e que tomou são Marcos como padroeiro desde o ano 828.

terça-feira, 5 de abril de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SANTA AGNES DE ASSIS OU SANTA INÊS DE ASSIS

                   
(16 DE NOVEMBRO)

No Brasil também conhecida como Santa Inês de Assis.

 Filha do Conde Favorino Scifi e da Hortulana ela  foi criada em uma serie de castelos em volta de Assis, Itália.

Irmã mais nova de Santa Clara de Assis e sua primeira seguidora deixou  sua casa duas semanas depois de Clara para se juntar aos Beneditinos em São Ângelo de Panzao com a idade de 15 anos.

 A família tentou trazer Agnes de volta a força  arrastando-a do monastério, mas o seu corpo cada vez pesava mais de modo que vários cavalheiros não conseguiam movê-la. Seu tio Monaldo tentou  dar nela uma surra, mas ficou paralisado temporariamente. Assim a família deixou Agnes e Clara em paz. Este é considerado o primeiro milagre de Santa Agnes.

Em 1221 um grupo de freiras Beneditinas  em Monticelli pediram para se tornarem as Clarissas Pobres e São Francisco indicou  Agnes para ser a sua  Abadessa.

 Agnes escreveu o quanto ela sentia saudade de Clara  e das outras irmãs de São Damiano e após estabelecer vários outros monastérios de Clarissas Pobres no Norte da Itália, Agnes foi chamada de volta em 1253 quando Santa Clara estava morrendo.

 Agnes estava com Clara  quando de sua morte em São Damiano. Clara havia predito que ela a seguiria três meses depois, o que realmente aconteceu. Três meses depois em 16 de novembro de 1253 ela veio a falecer.

Foi enterrada na Igreja de Santa Clara em Assis, Itália e muitos milagres são  creditados a sua intercessão. Logo seu túmulo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram reportados em sua tumba.

Foi canonizada em 1753 pelo Papa Benedito XIV
Na arte litúrgica da Igreja  ela é representada como uma Clarissa Pobre.
1) representada pelo habito  cinza, véu preto com lista branca, segurando um livro; 2) com Santa Clara; 3) sendo puxada pelos cabelos para fora do convento.

Sua festa é celebrada no dia  16 de novembro.

ORAÇÃO A SANTA AGNES DE ASSIS OU SANTA INÊS DE ASSIS

Tu que soubeste viver a total entrega de tua existência ao Senhor, ensina-nos a descobrir o sentido de uma vida de inteira doação.
 Tu que viveste o silêncio e a oração, ensina-nos a abrir-nos ao diálogo íntimo com o Senhor.
Tu que tiveste especial devoção ao Menino Jesus, ensina-nos a acolher em nossa história a plenitude da encarnação de Deus.
Tu que seguiste Jesus Cristo Pobre e Humilde e foste verdadeira mestra de tuas Irmãs, na humildade e docilidade ao Evangelho, ensina-nos a fazer com coragem o discipulado fiel de Jesus Mestre.
Tu que realizaste inúmeras curas de pessoas enfermas, através do sinal da cruz, ensina-nos a confiar infinitamente no poder de Jesus Cristo.
Intercede junto de Deus, para que Ele nos atenda em nossas necessidades.
E que possamos, um dia, na eternidade reunir-nos contigo no louvor e na ação de graças sem fim.

Que assim seja

domingo, 3 de abril de 2011

VIDA E ORAÇÃO A SÃO VICENTE DE PAULO

SÃO VICENTE DE PAULO

(27 DE SETEMBRO)

ORAÇÃO A SÃO VICENTE DE PAULO

Ó glorioso são Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro.

Obtende junto do Senhor ajuda para os pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, tranqüilidade e ordem para as nações e salvação para todos.

Permiti-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida.

Possamos nós estar unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade.

Que assim seja.

VIDA DE SÃO VICENTE DE PAULO

São Vicente de Paulo fundador dos Lazaristas e das Irmãs de Caridade, é um dos grandes santos franceses. Nasceu em 1580 em Ranquine, Gasconha, França. Após estudar com os franciscanos em Dax, ele foi ordenado em 1600 e foi para a Universidade de Toulouse. Cinco anos mais tarde, ele estava viajando de barco quando o mesmo foi capturado por piratas e ele foi tomado como escravo. Após dois anos na escravidão, ele escapou chegando a Roma e depois alcançou Paris. Ali ele ficou sob a direção e influencia do Cardeal Pierre de Berulle. Vicente se dedicou completamente a caridade e se distinguiu na paróquia de Clichy. Ele fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam aos pobres e grande número de doentes. Essencial para os seus esforços era a doação feita pelos ricos nobres que tornavam possível a fundação de hospitais e orfanatos. Em 1625 Vicente fundou a Conferencia das Missões, chamada de Lazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres com treinamento para pregar junto aos pobres. Em 1633 com Luiza de Marilac, posteriormente consagrada santa (festa 28 de abril), ele fundou a Ordem das Irmãs de Caridade, a primeira congregação de freiras que podia cuidar de pobres e doentes fora do convento. Durante a sua vida, os Lazaristas aumentaram muito em número e espalharam-se pelo mundo inteiro. Em 1643 Vicente foi nomeado para o conselho do "Consciente da Rainha Ana da Áustria", regente do Rei Luiz XIV e ele foi responsável para organizar uma trégua durante a guerra de Fronde que varreu a França de 1648 a 1653. Após longos anos de serviços aos pobres, Vicente ficou sendo a consciência do reino, mas ele tinha a oposição dos ricos, que facilmente se esqueciam dos pobres. Ele morreu em Paris em 27 de setembro de 1660 e foi canonizado pelo papa Clemente VII em 1737. Corpo incorrupto, até hoje.

Não existe um homem com mais facetas que Vicente de Paulo. Ele é tido por quase todos como o organizador da caridade, que embora exercida por vários, era usualmente mal organizada e falha para gerar um resultado satisfatório. Ele revolucionou os hospitais da França. Embora pouco tempo antes, São Camilo de Lellis havia fundado uma Ordem de Enfermeiros masculinos na Itália, este era um trabalho que poderia ser mais bem feito por mulheres. E foi Vicente que colocou os hospitais com uma base sistematizada, iniciou o tratamento humano dos lunáticos e ainda foi ele quem descobriu que os menos afortunados eram confinados em São Lazaro. Ele ainda tomou conta dos problemas da mendicância, e da prisão de Salpetriere, onde ele cuidava dos escravos das galeras, durante a Guerra dos Trinta Anos e dos distúrbios de Fronde, ele enviou as Irmãs de Caridade para agirem como enfermeiras nas forças armadas (hoje um efetivo comum em quase todos os paises). Na verdade São Vicente atuou ou influenciou em quase todas as atividades de caridade.

No Brasil existem várias Conferências Vicentinas que tem o nome de Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) e em geral ajudam muito aos pobres, velhos e crianças da sua cidade.

Estas Conferências foram fundadas pelo Beato Antonio Frederido Ozanam em Paris, em 1833, inspirado em São Vicente de Paulo. Ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 1997, festa celebrada no dia 9 de setembro.
Os Vicentinos têm mais de 122.000 membros só na America e mais de 1.500.000 ao redor do mundo, em 147 paises. No Brasil temos 250.744 confrades na ultima contagem em 2010. A maior Conferência seria a de New Orleans com 800 membros.

No Brasil, uma delas na cidade de Piumhi, MG está fazendo mais de 100 anos de ajuda aos pobres. Durante vários anos no século passado a Sociedade São Vicente de Paulo de Piumhi, foi dirigida por Dario de Melo, homem de exemplar caráter, que tivemos a honra de conhecer, e que conseguiu o sucesso que a Sociedade tem naquela cidade.