Páginas

domingo, 25 de outubro de 2009

VIDA E ORAÇÃO DE SANTO ANTONIO MARIA CLARET


(24 DE OUTUBRO)

ORAÇÃO A SANTO ANTONIO MARIA CLARET

Ó glorioso santo, vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes vos livrastes desses males, intercedei por mim; e livrai-me do perigo de ser assaltado, roubado ou seqüestrado.
Afaste de mim e de minha família toda espécie de violência física e moral.

Que Assim Seja.

VIDA DE SANTO ANTONIO MARIA CLARET

O santo lembrado hoje foi de muita importância para a Igreja que guarda o testemunho de sua santidade, que mereceu a frase do Papa Pio XI que disse: "Antônio Maria Claret é uma figura verdadeiramente grande, como apóstolo infatigável".

Nasceu em 1807 em Sallent (Província de Barcelona - Espanha), ao ser batizado recebeu o nome de Antônio João, ao qual ele veio depois acrescentar o de Maria como sinal de sua especial devoção à Santíssima Virgem: "Nossa Senhora é minha Mãe, minha Madrinha, minha Mestra, meu tudo, depois de Cristo".

Antônio Maria ajudou o pai numa fábrica de tecidos até os 22 anos, quando entrou para o seminário de vida, pois almejava um sacerdócio santo e como padre desejou consagrar-se nas difíceis missões da Espanha. Ao ver a pobreza dos missionários e as portas se abrindo, Antônio Maria, com amigos, tratou de fundar a "Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria", conhecidos como Claretianos.

O Carisma era evangelizar todos os setores, por meio da caridade de Cristo que constrangia, por isso dizia: "Não posso resistir aos impulsos interiores que me chamam para salvar almas. Tenho sede de derramar o meu sangue por Cristo!" Mal tinha fundado a Congregação, o Espírito o nomeou para Arcebispo de Santiago de Cuba, onde fez de tudo, até arriscar a própria vida, para defender os oprimidos da ilha e converter a todos, conta-se que ao chegar às terras cubanas foi logo visitar e consagrar o apostolado a Nossa Senhora do Cobre.

Com os amigos o Arcebispo Santo Antônio Maria Claret, evangelizou milhares de almas, isto através de missões populares e escritos, que chegaram a 144 obras. Fundador das Religiosas de Maria Imaculada, voltou a Espanha, também se tornou confessor e conselheiro particular da rainha Isabel II; participou do Concílio Vaticano I, e ao desviar-se de calúnias retirou-se na França onde continuou o apostolado até passar pela morte e chegar na glória em 24 de outubro de 1870.

Foi beatificado em 1934 pelo Papa Pio XI e canonizado por Pio XII em 1950. Pelo seu amor ao Imaculado Coração de Maria e pelo seu apostolado do Rosário, tem uma estátua de mármore no interior da Basílica de Fátima.

Santo Antônio Maria Claret... rogai por nós!

4 comentários:

  1. Edson ,não sei se voce acompanha nas postagens mais antigas do seu espaço informativo nos cometários deixados ,caso não o faça ,dá uma olhada em baixo que deixei um recadinho interrogado.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Certo dia entrei na livraria das Irmãs Paulinas e achei uma lindíssima prece de Santo Antonio Maria Claret ( a qual eu guardava em minha carteira! ), mas que, com o tempo...
    Ela dizia algo assim: Peça, peça a Jesus, fale a ele como se fala a um amigo...

    Alguém sabe onde posso encontrar este maravilhoso Poema Devocional?
    Muito agradecido,
    Ataualpa Magno ( email: amferraznovaes@ig.com.br )

    ResponderExcluir
  3. Eu ganhei de minha avó, quando tinha uns 7 anos de idade, um crucifixo relicário contendo um pedacinho da roupa do então beato Claret. Será que é verdadeiro?

    Att

    Celso Nascimento Filho
    Barroso - MG
    cnfbarroso@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Eu ganhei de minha avó, quando tinha uns 7 anos de idade, um crucifixo relicário contendo um pedacinho da roupa do então beato Claret. Será que é verdadeiro?

    Att

    Celso Nascimento Filho
    Barroso - MG
    cnfbarroso@gmail.com

    ResponderExcluir

SEJAM BEM VINDOS SEU COMENTÁRIO É UM INCENTIVO E CARINHO