Seguidores

TRADUTOR

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS

CIPRIANO NEM BRUXO NEM SANTO APENAS UM SERVO DE DEUS
CAPA DE LUZ - CLIQUE NA IMAGEM

sábado, 10 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES


NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES



(2 de FEVEREIRO)

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Consta que o início da devoção a Nossa Senhora dos Navegantes originou-se na Idade Média por ocasião das Cruzadas,  quando os cristãos invocavam a  proteção de Maria Santíssima.  Sob o título de "Estrela do Mar",  rogavam sua proteção os cruzados que faziam a travessia pelo Mar Mediterrâneo em direção à Palestina.  É a padroeira não só dos navegantes, mas  também de todos os viajantes. Tal tradição foi mantida entre os marítimos e foi difundida pelos navegadores portugueses  e espanhóis, disseminando-se entre os pescadores litorâneos principalmente nas terras colonizadas pela Espanha e Portugal.  As consequências foram a multiplicação de capelas, igrejas e santuários nas regiões pesqueiras, particularmente no Sul do Brasil, onde a  concentração de cidades que a veneram como padroeira é significativamente expressiva.

Nas cidades de Balneário Arroio do Silva, Laguna, Balneário Barra do Sul, Ouro, Mondaí, Bombinhas e Navegantes, a devoção à Senhora dos Navegantes é tão expressiva que, por decreto, foram instituídos feriados nestes municípios catarinenses.  

Destacando-se a cidade de Navegantes que, primitivamente, pertencia à Itajaí, então habitada por índios carijós.  A demarcação de uma sesmaria na praia de Itajaí deu-se por ordem do Conde Resende, Vice-Rei.  Foi em 1795 que José Ferreira de Mendonça efetuou a demarcação da Real Fazenda.  A comunidade de Navegantes, canonicamente, pertencia à Paróquia do Santíssimo Sacramento de Itajaí.   Em 23 de janeiro de 1896 a "Câmara Episcopal de Corytiba" concedia "licença para que no lado esquerdo do Rio grande de Itajahy se possa erigir uma capela sob a invocação de Nª Sª dos Navegantes, de S. Sebastião e de S. Amaro".  O Padre Antônio Eising, então Vigário da Paróquia de Itajaí foi quem fez a solicitação. Recebendo a promulgação oficial, iniciou a construção da Capela, que ficou pronta em 1907 sendo sua inauguração comemorada com três dias de festas: 7, 8 e 9 de setembro daquele ano. Navegantes só foi elevado à categoria de município em 30 de maio de 1962 e, consequentemente a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes foi elevada a Paróquia.  Por ocasião dos festejos comemorativos aos 25 anos da Paróquia criada,  a 19 de julho de 1987,  o então Bispo Auxiliar (hoje Arcebispo Metropolitano) da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, fez a  dedicação do Altar e da igreja Matriz. Em 1996,  por Decreto da Cúria Metropolitana, a  igreja Matriz  foi elevada a Santuário Arquidiocesano, sob a invocação de Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Ó Nossa Senhora dos Navegantes, Mãe de Deus criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens.

Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas, não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem, nem me desviem da rota traçada.

Virgem Maria, Senhora dos Navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero.

Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso Filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranqüila no porto da eternidade.

Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.

Que Assim Seja.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS


(21 de NOVEMBRO)

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

O título de Nossa Senhora dos Impossíveis vem do fato de ter acontecido com Nossa Senhora três coisas humanamente impossíveis, a saber:

Maria concebida sem pecado original,
Maria Virgem e Mãe,
Maria Mãe de Deus.

Na Serra do Lima, paróquia de Patú - diocese de Mossoró - no Rio Grande do Norte, existe o santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, onde todos os anos ocorrem milhares de romeiros de toda parte do Brasil.

Muitas graças são alcançadas, tanto materiais como espirituais, por intercessão de Nossa Senhora dos Impossíveis neste Santuário Na Serra do Lima.

A imagem venerada, ainda hoje, foi trazida de Portugal.

O Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis do Lima, é pois, uma "Casa de Oração", onde os romeiros devem se encontrar com Deus, pela confissão sacramental, pela assistência à Santa Missa e participação da Mesa Eucarística. Devem, outrossim, pagar suas promessas com fé e resignação, suplicando novas graças se tanto conceder o Pai eterno, por interseção de Nossa Senhora dos Impossíveis.

Todos os anos celebram-se duas festas principais do santuário, com a presença de bispos de Mossoró, sacerdotes e milhares de romeiros. A primeira acontece no dia 1º de janeiro, onde os romeiros pedem para terem um ótimo ano, e, a outra é no dia 21 de novembro que é o dia Nossa Senhora dos Impossíveis.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

Ò Incomparável Senhora dos Impossíveis, Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e Querido Jesus Cristo.

Virgem bendita dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assalto, raios e outros perigos que possam nos atingir. Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais.

Livrai-nos das tentações do demônio para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e o preciosíssimo sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar da eterna glória, por todos os séculos.

Que Assim Seja.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NOSSA SENHORA DO ROCIO

NOSSA SENHORA DO ROCIO


(15 de NOVEMBRO)

NOSSA SENHORA DO ROCIO

PADROEIRA DO PARANÁ

“Virgem Senhora do Rocio, Santa Mãe querida, abençoa-nos, protege-nos, e leva-nos ao encontro eterno com teu filho Jesus.”

No livro dos Juízes (Jz 6,36-40), encontramos Gedeão pedindo o sinal que Deus lhe falava. Naquela noite, o orvalho ou Rocio caiu somente em cima do velo (velo ou tosão é a pele do carneiro com a lã) e a terra toda ficou seca. O Senhor desceu sobre a virgem, assim como o orvalho (Rocio) desceu sobre o velo de Gedeão.

No ofício da Imaculada Conceição, encontramos no hino do 1º coro da terça - hora, Maria Ssma sendo chamada de velo de Gedeão, como referência bíblica. Sobre esta invocação o escritor espanhol Augusto Nicolas escreveu: “Maria é o branco Velo de Gedeão, que recebe o Rocio do céu, enquanto nenhuma parte da terra o desfruta, todavia. Orvalho ou Rocio, de que dizia o profeta: ‘Céus, façam chover o justo’. ‘E do qual cantava o Rei Davi: ’ descerá como o Rocio sobre a lã dos rebanhos...”.

NOSSA SENHORA DO ROCIO

Rocio é uma aldeia situada ao oeste da província da Andaluzia (Espanha), cerca de 15 Km distante da antiga cidade de Almonte.
Segundo a tradição, a imagem da virgem do Rocio, foi encontrada por um caçador no tronco de uma árvore, onde provavelmente tinha sido escondida pelos moradores de Almonte durante a dominação dos Sarracenos.
A bela imagem, envolvida em um manto de linho, tinha no pedestal a inscrição: “Nossa Senhora Redentora.”
Os habitantes de Almonte creem com segurança que foi a virgem do Rocio que os livrou da peste em 1637, de uma grande seca de 1730, das epidemias em 1738 e 1744, da invasão de Napoleão em 1810 e da fúria dos vermelhos em 1936.

EM PARANAGUÁ

Sabemos que os índios carijós, que eram de índole mansa, habitavam no território de Paranaguá muito antes dos homens brancos invadirem, eles já haviam sido evangelizados pelos jesuítas vindos de Cananéia.
Foi com a descoberta do ouro de lavagem que se iniciou ali o povoado, que foi elevado à categoria de vila em 1648. No final desse mesmo século a vila Paranaguá já se tornara um importante centro.

Naquela ocasião vivia na baía de Paranaguá, um humilde pescador conhecido por pai Berê. Foi exatamente pelos anos de 1648 que pai Berê, ao lançar as redes para delas tirar o seu sustento, encontrou no meio das vegetações aquáticas, a bela imagem da virgem Maria.

Pai Berê, cheio de emoção, leva a pequena imagem para sua cabana, e lá instituiu terços em sua honra, os vizinhos e moradores da vila vinham em busca de graças e milagres.

O sítio onde morava pai Berê era conhecido por Rocio, pois todas as manhãs a terra e as vegetações amanheciam cobertas de orvalho (Rocio). Assim a virgem encontrada, passou a ser chamada de Nossa Senhora do Rocio.

É possível associar a vinda do Salvador, que foi concebido no seio castíssimo da virgem Maria, para encharcar o mundo com o orvalho (Rocio) de sua graça.
A primeira igreja foi edificada em 1813, o atual santuário foi construído em 1920.

Tendo em vista os incontáveis milagres e graças alcançadas pela mediação da virgem do Rocio, que em 1977, o então Papa Paulo VI declarou para a eternidade, Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná.

A imagem da virgem do Rocio é semelhante a virgem do Rosário, mede aproximadamente 38 cm e é coberta com um manto em tons rosados e azuis.
O santuário é dirigido e administrado pelos padres redentoristas.
Que a virgem do Rocio nos proteja e nos guarde, hoje e sempre.

Fonte: Site Marcio Reiser.

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO ROCIO

Virgem Senhora do Rocio, Mãe, protetora e Rainha do Paraná, aqui estão os vossos filhos e filhas para invocarem o vosso santo nome e a vossa gloriosa proteção sobre o povo do nosso Estado.

Abençoai as nossas famílias os nossos governantes, a nossa infância, a nossa juventude, os nossos idosos, os nossos pais e os nossos filhos.

Abençoai os doentes e aflitos, os esquecidos pelo mundo onde a paz, o amor e a justiça dos homens ainda não se manifestaram.

Abençoai, ó Mãe querida, a caminhada do nosso povo rumo ao novo milênio para que o reinado de Deus, na unidade do Cristo Jesus e pela força vivificadora do Espírito, se instale nos corações e na alma dos vossos filhos de todos os rincões deste pedaço do Brasil.

E que a graça abundante do Pai nos transforme nos verdadeiros mensageiros do mundo novo que há de vir, na comunhão da Santíssima Trindade e na grandeza da fé professada por todos os vossos filhos. Virgem Senhora do Rocio, rogai por nós!

Que Assim Seja.