Páginas

domingo, 29 de julho de 2018

PENSAMENTOS PAPA FRANCISCO VIII









Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém.

Papa Francisco






A paz é um bem que supera qualquer barreira, porque é um bem de toda a humanidade.

Papa Francisco

domingo, 15 de julho de 2018

NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO


21/11



Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes Pressurroso, se dirigiu ao local e, incontinente, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. 

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.


A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.

Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: “No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”.

Em homenagem à padroeira, o dia 21 de novembro é feriado municipal em Natal. 

Seus festejos se estendem desde dia 11 até 21 de novembro, com missas e celebrações, principalmente, na Pedra do Rosário (onde a imagem foi encontrada), na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga catedral) e na Catedral Metropolitana.




ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA APRESENTAÇÃO

Maria,
Nossa Senhora da Apresentação
que, ainda criança, subistes ao Templo
para vos consagrar inteiramente a Deus,
praticando assim o ato do amor-entrega,
o mais agradável ao Senhor;

Seja-vos também agradável,
a nossa homenagem,
a nossa entrega ao vosso coração de Mãe.

Consagrastes ao Senhor,
ó Rainha do Céu,
o vosso espírito e vosso coração,
o vosso corpo e todo o vosso ser
pelo sacrifício total,
o mais generoso e desinteressado,
pela mais solene imolação.

Nós, aqui na terra,
nos unimos aos anjos
que assistiram vossa oferta de amor
que é como um sinal da entrega que todos devemos fazer ao Senhor.
Por isso,
cantamos as glórias
da vossa apresentação.
Amém.

domingo, 8 de julho de 2018

PAPA FRANCISCO DISCURSO SOBRE ORIENTE MÉDIO





A mensagem foi dada pelo Papa em Bari, no sul da Itália, em 07/07 onde convocou em reunião sem precedentes com representantes de todas as Igrejas cristãs do Oriente, entre eles 22 patriarcas ortodoxos com os quais se reuniu durante mais de duas horas.

“Chega do benefício de uns poucos às custas de muitos. Basta das ocupações das terras que acabam com os povos. Basta de usar verdades parciais à custa das esperanças das pessoas. Basta de usar o Oriente Médio para obter benefícios alheios ao Oriente Médio.”, exclamou.

Francisco lembrou o drama da guerra na Síria e destacou que “muitos conflitos foram fomentados também por formas de fundamentalismo e fanatismo disfarçado de pretextos religiosos”. Segundo ele, isso “é uma gravíssima responsabilidade que pesa sobre a consciência das nações, especialmente das mais poderosas”.

Francisco confessou se sentir “profundamente angustiado” pela situação em Jerusalém e reiterou sua chamada para que seja “preservada além das distintas disputas e tensões e cujo status quo exige que seja respeitado de acordo com o deliberado pela Comunidade internacional”.

Além disso, insistiu que “só uma solução negociada entre israelenses e palestinos, firmemente desejada e favorecida pela Comunidade de Nações, poderá dirigir a uma paz estável e duradoura e assegurar a coexistência de dois Estados para dois povos”.

Ele ainda relembrou que o Oriente Médio é o local de origem de Jesus Cristo e do próprio Cristianismo, segundo publicou o Vantican News. “Em vez de usar armas, Jesus pediu a seus discípulos que as guardassem” disse.

O pontífice concluiu com uma reflexão sobre o “aterrorizador número” de crianças que no Oriente Médio “choram por causa de mortes violentas em suas famílias e veem sua terra natal ameaçada, frequentemente com a única possibilidade de ter de fugir”. “Que a humanidade escute o grito das crianças, cuja boca proclama a glória de Deus. Só secando suas lágrimas o mundo encontrará a dignidade”, disse o papa.


FONTE : REVISTA VEJA


PENSAMENTOS PAPA FRANCISCO VII









Se engana quem acha que a riqueza e o status atraem inveja...


As pessoas invejam mesmo é o Sorriso fácil, a Luz própria, a Felicidade simples
e sincera e a Paz interior



Papa Francisco